Dica de Mae

Amigos mais chegados do que irmãos

posted by julianakenzi 31 de maio de 2017 0 comments

Estava refletindo sobre esse assunto e decidi compartilhar meus pensamentos com vocês. Aproveitem e me digam o que pensam sobre esse assunto 🙂

A maioria de nós tem irmãos ou irmãs, ou na ausência desses, tem primos ou primas não é mesmo? (Levando em consideração que isso não é uma regra).

Mas por mais que o mesmo sangue corra nas nossas veias, somos todos totalmente diferentes uns dos outros. Com ideias, sonhos, desejos e atitudes muitas vezes divergentes. Por mais que a criação tenha sido a mesma, cada um de nós é um único ser e viveremos de maneiras opostas.

Mas e quando essas divergências são tão gritantes, que o que mantém o laço afetivo é apenas o “sangue”?

É engraçado pensar que muitas vezes temos amigos que parecem mais da família, do que os próprios integrantes da família.

Encontrei na Bíblia Sagrada, essa passagem de Provérbios 18:24

Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína,
mas existe amigo mais apegado que um irmão.

Haverão sim, amigos que serão mais apegados, mais  próximos, mais chegados, do que um irmão.

E geralmente encontramos nesses amigos “especiais” um conforto, uma palavra, um gesto, um carinho, um incentivo, um puxão de orelha que nunca teríamos ouvido vindo de um irmão (ã).

Não estou aqui para dizer que devemos abandonar as nossas famílias e vivermos apenas com os amigos por uma questão de afinidade, não é isso. Mas, a Bíblia sempre tem uma resposta para tudo, e encontrei uma resposta para os meus pensamentos também.

Olha só, 1 João 4:20

“Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.”

“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.”

(Provérbios 17:17)

“Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não so­fram as consequências de um pecado.” (Levítico 19:17)

Amar o próximo quando ele pensa igual a você, quando ele gosta de você, quando ele faz tudo igual a você, é realmente muito fácil. Difícil mesmo é amar o próximo quando ele é o oposto das qualificações acima.

Ter um irmão em que você possa confiar e  a afinidade vai muito além do sangue, é uma dádiva de Deus, na ausência desse, ter um amigo que é mais chegado do que um irmão, é uma bênção.

Um beijo enorme!

Que Deus abençoe

You may also like

Leave a Comment