MULHER

Diga sim à Vida – A atenção é um grande passo para ajudar quem precisa

posted by julianakenzi 30 de setembro de 2019 0 comments

Olá kenzetis, tudo bem com vocês? 

Já tive a oportunidade de relatar o episódio complicado e difícil da minha vida, em que tive crises agudas de ansiedade, pânico e depressão. Se você ainda não assistiu, o vídeo do canal está aqui

Setembro se tornou o mês de prevenção e combate ao suicídio, uma campanha para conscientizar e ajudar o mundo todo sobre esta questão de saúde pública e que atinge silenciosamente uma grande parte da população.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos, com ajuda e atenção de quem está por perto. Por ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida, isso significa que a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo. O suicídio é a segunda causa de morte principalmente em pessoas entre 15 e 29 anos de idade.

Devemos ficar atentos para essa triste ocorrência, sobretudo com adolescentes próximos, pois muitas vezes os sinais são silenciosos e podem passar despercebidos. Algumas pessoas acham que as mudanças comportamentais são naturais da idade, mas é preciso ficarmos atentos, pois a depressão na adolescência vem crescendo a cada dia, e esse sim pode ser um fator relevante para o consumo excessivo de álcool, drogas e, por fim, o suicídio. 

A empresaria Mony Santos, infelizmente, passou por essa traumática experiência. Em 2018 perdeu a filha Laís, de 16 anos, para o suicídio. No mesmo ano perdeu o pai, que durante 20 anos sofreu com depressão e síndrome do pânico.

Destes tristes e lamentáveis acontecimentos Mony tirou forças para ajudar as pessoas e criou o Instituto Sérgio Augusto, nome em homenagem ao pai, uma organização sem fins lucrativos para que crianças, jovens e adultos tenham oportunidade de desenvolver os seus potenciais por meio de tratamentos de qualidade e atividades diversas, em todo Brasil.

“Laís era portadora de depressão e outras síndromes, não tive tempo o bastante para arrancá-la do mundo em que vivia, mundo este repleto de angustias, tristeza, pensamentos suicidas… Hoje me dedico ao Instituto, não meço esforços para mostrar o caminho em que todos encontrarão uma saída e, logo, uma melhor qualidade de vida”, relata Mony Santos.

Instituto Sérgio Augusto beneficia atualmente 400 pessoas e atua em diversos municípios, em 16 estados brasileiros. Desde a sua fundação vem produzindo conhecimentos e experiências inovadoras capazes de auxiliar famílias, formar voluntários e aplicar soluções terapêuticas e oficinas de arte para promover uma vida de controle e satisfação, que prepara a pessoa para uma vida social de valor. Estimular o diálogo é primordial para que a causa da prevenção e tratamentos estejam na pauta dos mais diversos setores da sociedade, garantindo que mais crianças, jovens e adultos tenham acesso a tratamento gratuito em todo País.

Instituto é responsável pelo Projeto Laís (nome em homenagem à filha) onde promove a informação, prevenção e combate ao suicídio, através de palestras e eventos, em escolas de todo o Brasil, para jovens de 12 a 18 anos, e também pelo Projeto Dialogando onde são formados grupos de apoio terapêutico em todo o Brasil, acompanhado por psicólogos, psicopedagogos e terapeutas, a fim de auxiliar no controle e prevenção de pessoas com depressão e afins.

“Sonho com um país em que todos tenham a oportunidade de tratamento gratuito para portadores de depressão, bipolaridade, síndrome do pânico, borderline, entre outros… Essa oportunidade estava distante da maioria dos brasileiros e então ousei em sonhar e mudar essa realidade com o Instituto Sérgio Augusto”, relata Mony Santos.

Enfim, quem sofre, sofre calado. Quem está por perto e percebe, sofre também por não saber como lidar com a situação. Sendo assim, aos primeiros sinais de depressão como baixa autoestima, medos, distúrbios do sono, tristeza, culpa, fadiga, desinteresse por atividade de modo geral e problemas de aprendizagem convide a pessoa para uma conversa, ouça mais e fale menos, julgamentos desnecessários jamais, e busque ajuda de profissionais qualificados, como os oferecidos pelo Instituto Sérgio Augusto, sem dúvida isso será um grande passo para ajudar quem precisa.

Instituto Sérgio Augusto

www.sergioaugusto.com.br

@sergioaugusto

You may also like

Leave a Comment