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EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL – MUDANÇAS DE HÁBITO

posted by julianakenzi 26 de agosto de 2019 0 comments

Oi Kenzetis, tudo bem com vocês?

A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas. O Ministério da Saúde trabalha em diferentes estratégias para redução da obesidade, como a redução do atual consumo de sal pela população e medidas de incentivo à alimentação saudável.

A obesidade é uma doença multifatorial e precisa ser tratada em vários aspectos, principalmente o emocional. O preconceito, o estigma social, é um grande problema para o obeso por causa do julgamento.

E é por isso, que a mente é uma fundamental aliada na hora do emagrecimento de forma saudável. Segundo a estrategista de emagrecimento Stella Vilella, as escolhas e a mudança de hábito são os principais fatores a serem colocados em prática nesta fase.

“Um plano alimentar e prática de exercício físico são fundamentais para o emagrecimento, mas de nada adianta se o paciente não estiver bem com a mente. É ela quem irá fazer a real mudança. As escolhas e as mudanças de hábitos precisam estar alinhados com o cérebro na fase da perda de peso”, conta a especialista.

 

Lógico que a mudança não vem de um dia para o outro, e por isso, de acordo com a estrategista, é preciso condicioná-la todos os dias para que de fato os pensamentos mude, e assim novas escolhas e novos hábitos surjam.

“O processo de criação de novos hábitos é demorado e nada fácil. Principalmente no começo. É preciso levar muito a sério as regras do jogo. Nessa fase a força de vontade é essencial, é ela que o fará dar o pontapé inicial”, explica Stella.

Confira as principais mudanças listadas pela especialista em emagrecimento Stella Vilella para a criação de novos hábitos

  • Não tente mudar vários hábitos de uma vez só. Lembre-se que sua força de vontade tem limite e você precisará muito dela no começo da jornada;
  • Faça anotações a respeito do seu hábito. Identifique o gatilho, a rotina e a recompensa. Você precisa saber com o que está lidando;
  • Não tenha pressa de começar. Planeje com cuidado qual o objetivo da mudança e como você vai colocá-la em prática;
  • Comece com um hábito fácil. “Ao invés de beber refrigerante todos os dias, substitua-o com água com gás e limão, por exemplo”, indica Stella;
  • Tenha metas diárias. “É muito mais fácil você pensar e se objetivar a perder 2 quilos por semana, do que traçar a perda de 10 quilos no final do mês. Quando você divide sua meta em pequenas partes ela fica mais palpável e assim você se estimula mais a cada conquista”, conta a estrategista;
  • Aprenda a conviver com os sabotadores. “É comum termos pessoas ao nosso redor dizendo “você não precisa emagrecer” ou “só um pedacinho não engorda”. Não precisa se isolar do mundo, mas tenha maturidade para não deixar este tipo de comentário afetar sua disciplina”, diz a profissional;
  • Assuma um compromisso de mudar um hábito publicamente, seja na sua página do Facebook ou em um grupo de Whatsapp. “Garanto que você vai pensar duas vezes antes de não cumprir o combinado”;
  • Fuja de situações que servem de gatilho para os velhos hábitos. Ir a um bar com os amigos automaticamente aumenta sua vontade de comer porcaria? Combine um jantar na sua casa ao invés disso;
  • A regra número um para não desistir no meio de um processo de mudança é ter muito claro o motivo pelo qual você decidiu fazer a transformação. “É importante seguir com essa mudança durante 21 dias, apenas depois dos dias, initerruptamente, uma mudança se tornar um novo hábito”, finaliza Stella.

 

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