Como prolongar os efeitos do Clareamento Dental?

Dentes manchados ou amarelados podem ser um grande incômodo para aqueles que buscam o tão almejado “sorriso branco”. Um dos tratamentos mais requisitados para atingir esse objetivo é o clareamento dental. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é considerado o segundo país que mais realiza procedimentos odontológicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com Sara Paz, consultora da GUM , marca americana de cuidados bucais, o clareamento dental consiste na utilização de componentes químicos que entram em contato com a superfície dentária e oxidam a pigmentação presente nela. “Ocorre uma microlimpeza no esmalte do dente, fazendo com que a região volte a sua cor normal e fique mais clara”, explica.

A especialista aponta que fatores genéticos, desgaste, dieta alimentar e o processo natural de envelhecimento determinam as manchas amarelas no sorriso. Segundo a consultora, a higienização da boca pode retardar essa circunstância. “Quando realizados diariamente, os cuidados bucais podem evitar a necessidade do clareamento, já que a escovação, somada ao uso do fio dental e enxaguante bucal, são a fórmula perfeita para a limpeza da cavidade oral”, afirma.

Para iniciar o tratamento é importante que um dentista examine a presença de cáries, acúmulo de placa bacteriana, tártaro ou gengivite, como forma de evitar lesões na gengiva após o procedimento. Além disso, o método indiscriminado apresenta riscos como alterações irreversíveis no esmalte dentário, irritação, inflamação e sensibilidade. onde A higiene bucal é essencial para prolongar os efeitos do procedimento, que, geralmente, possui a validade de um a três anos.

“Os cuidados pós-clareamento precisam envolver o uso de pasta de dentes com 1.000 ppm de íon flúor, quantidade recomendada pelos dentistas, e escova de cerdas macias, que se movimentem com facilidade dentro da boca. Dispositivos interdentais também são indispensáveis para conservar o sorriso branco, já que essa etapa da limpeza é o que remove os resquícios de bactérias e interrompe o desenvolvimento da placa bacteriana”, destaca a especialista.

Evitar o consumo de alimentos com corante, ingerir café, chá e refrigerantes por meio de canudos e se atentar na aplicação de batons pigmentados também são hábitos que precisam ser colocados em prática para estender a duração do procedimento. No entanto, de acordo com a especialista, a higiene oral sempre será o segredo para dentes mais brancos, mesmo que haja intervenções estéticas. “Uma boa limpeza da cavidade oral é o que realmente faz a diferença”, finaliza.

Confira abaixo alguns itens disponíveis no portfólio da GUM fundamentais para utilizar após o clareamento dental:

Flossers Múltipla Ação GUM
O fio dental com cabo da GUM tem Vitamina “E” e Flúor, que trazem mais benefícios para a saúde da gengiva. O formato ergonômico também facilita o alcance de espaços de difícil acesso de modo mais prático do que o fio dental tradicional. Além de ter sabor menta.
Soft-Picks® Original GUM
São inovadores, confortáveis e fáceis de usar para a limpeza entre os dentes, a remoção da placa bacteriana e de partículas de comida entre os dentes e ao redor de coroas, pontes, implantes, próteses e aparelhos ortodônticos. Produto número um recomendado pelos dentistas nos Estados Unidos.
Soft-Picks® Advanced GUM
Palitos interdentais de borracha com design curvo que são adaptados para acompanhar o formato da mandíbula, para dar uma melhor, mais rápida e eficaz limpeza completa da boca, incluindo as áreas posteriores de difícil acesso.
Escova Interdental Proxabrush GUM – Fino Cilíndrico
Como uma alternativa popular e eficaz ao fio dental, as escovas interdentais GUM® Proxabrush® são seguras e fáceis de usar para limpar os dentes naturais e ao redor de coroas, pontes, implantes dentários e aparelhos ortodônticos. Medida: Fino Cilíndrico 0.8mm
Escova Interdental Proxabrush GUM – Fino
As escovas interdentais GUM® Proxabrush® tem uma cabeça manufaturada de forma precisa com cerdas únicas triangulares que são comprovadamente mais eficientes na remoção da placa dental se comparadas as cerdas redondas convencionais. Medida: Fino 1.1mm
Escova Interdental Proxabrush GUM – Ultra Fino
As escovas interdentais GUM® Proxabrush® foram clinicamente desenvolvidos por dentistas para remover a placa dental das áreas entre os dentes mais comumente não alcançadas pela escovação. Medida: 0.6 milímetros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *