LAVAR OS CABELOS TODOS OS DIAS FAZ MAL? MITO OU VERDADE?

Olá Kenzetis, tudo bem com vocês?

Hoje venho com um tema que vire e mexe rodeia nossas mentes. Será mesmo que faz mal lavar os cabelos todos os dias?

A resposta não é nem sim, nem não. DEPENDE! Opa, mas como assim? Bora lá entender melhor como tudo isso funciona.

Não existe uma regra em relação a assiduidade das lavagens do cabelo, por que cada pessoa está inserida em um contexto diferente da outra. Por exemplo: Tipo de cabelo, se a pessoa pratica alguma atividade física, a frequência que essa pessoa tem contato com água salgada, entre outras.

Cabelos Secos ou Ressecados

Pessoas que tem o cabelo mais seco ou ressecado, podem lavar os cabelos dia sim, dia não. Isso ajuda a minimizar o ressecamento dos fios, durante as lavagens.  Afinal, o cabelo mais seco leva mais tempo para produzir a oleosidade natural do cabelo. Dessa forma, você está dando um tempo a mais para o seu cabelo se hidratar.

Cabelos fragilizados e quimicamente tratados se enquadram na categoria acima, ou seja, o mais aconselhável é lavar o cabelo dia sim, dia não.

 * Meu relato – Kenzetis, eu tenho cabelo seco e ele é natural. Quando eu lavo o cabelo dia sim ou dia não, o cabelo fica muito mais brilhoso ( porque dá tempo do couro cabeludo respirar e criar a oleosidade natural que não é em excesso). Mas quando eu tenho que lavar o cabelo todo dia, o resultado não é o mesmo. O cabelo fica mais volumoso e ressecado (apesar dos produtos para hidratá-lo).

** Meu relato II – Kenzetis, uma informação extra. Quando eu tinha o cabelo com progressiva e coloração, era impossível lavar os cabelos todos os dias. O cabelo não aguentava. Eu conseguia ficar até cinco dias sem lavar o cabelo e ele não ficava oleoso. Quantos mais dias eu ficava sem lavar (até no máximo 5), melhor ele ficava. Pensa em um cabelo seco? Era esse cabelo haha!

Podemos citar mais alguns fatores que alternam o ciclo de lavagens de cada pessoa, como o clima, calor e umidade. Pessoas também que frequentam a academia, praticam atividade ao ar livre e se expõem ao sol estão sujeitos a acumular mais resíduos, poluição e a transpirar. Lavar os cabelos nessa condição é super necessário! Já os que fazem uso constante de pomadas, silicones, leave-in sprays, fixadores, modeladores, géis, entre outros, ficam com fios permeados de substâncias químicas e assim precisam limpar sempre os cabelos.

Cabelos Oleosos

Para quem tem o cabelo oleoso, existe uma propensão a higienizar o cabelo repetidas vezes por causa do acúmulo de gordura, suor e impurezas agravadas pelo ambiente.

Masss, porque tudo tem um Masss né!

É importante ressaltar que excesso de limpeza costuma remover a camada oleosa natural que protege e mantém o equilíbrio e a saúde do couro cabeludo. Esse processo constante favorece ainda o efeito rebote, ou seja, estimula a produção de mais oleosidade, o que prejudica aqueles que apresentam ou tem predisposição por exemplo a dermatite atópica e a caspa.

Se você lava seu cabelo todos os dias, anote algumas dicas importantes!

  • Use água morna ou fria
  • Deixe seu cabelo secar naturalmente
  • Não prenda o seu cabelo molhado

Bom Kenzetis, espero que o post de hoje tenha te ajudado. Alguma dúvida , sugestão, ou comentário? Me conta! Beijoosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *