O DELINEADO PERFEITO: 6 LIÇÕES PARA NÃO ERRAR MAIS NO TRAÇO

Olá kenzetis, tudo bem com vocês?

O traço delineador não parece ter previsão para sair de moda. Além do clássico preto, o delineado também tem aparecido com frequência em versões coloridas. Para quem deseja dominar de vez o pincel, não borrar mais e arrasar na tendência, Dayane Faustino, instrutora do curso de maquiagem profissional do Instituto Embelleze, preparou um guia com dicas essenciais. Confira!

 

:: Lição 1 – A escolha do delineador

:: Caneta

Esse é o melhor investimento para quem está na fase de iniciante e ainda não tem muita prática. Ele tem um formato que dá firmeza na hora de manuseá-lo, característica essencial para desenhar o gatinho. A ponta é fininha e mais durinha, na medida certa para o delineado contorno, e a tinta já sai diretamente por ela. Um grande truque na hora de usar a caneta é deitá-la paralelamente à pálpebra móvel, na posição horizontal, quase encostando na pele. Isso facilita a aplicação e evita que o delineado fique tremido. Para facilitar ainda mais, o truque é ir “carimbando” a pálpebra com a lateral da caneta, formando o traço, ao invés de desenhar a linha com a ponta.

:: Líquido

É a variação mais difícil do produto para quem está começando, pois demora uma pouco para secar, aumentando o risco de borrar. Além disso, exige maior precisão no manuseio. Porém, como o pincel de aplicação é fininho, ele resulta em uma cor mais intensa.

:: Gel ou creme

O produto vem em um pote, como se fosse uma sombra cremosa, e necessita de um pincel de maquiagem específico para ser aplicado – pequeno e chanfrado, tendo um corte diagonal na ponta; também pode ser usado um pincel fino para acabamentos. O delineador em gel ou creme é fácil de ser aplicado, mas requer prática. Uma dica, caso a cor pareça fraca, é reforçar o traço com um delineador líquido.

:: Sombra

A sombra em pó misturada com um pouco de água ganha densidade e cor intensa, fazendo as vezes do delineador. A misturinha precisa ser aplicada com pincel fino cortado na diagonal. Não é difícil traçar com a sombra, mas também requer treino e habilidade. É um recurso muito usado por maquiadores profissionais.

:: Lição 2 – Seja Paciente

Se a maquiagem precisar ser feita com pressa, o delineado não é o mais indicado. Especialmente no início é preciso ter tempo, paciência e disposição. Para facilitar a criação do traçado perfeito, o truque é não tentar desenhá-lo de uma vez, mas começar pelo meio da pálpebra e levar até o cantinho externo – para finalizar, é só voltar ao meio e seguir para o canto interno.

:: Lição 3 – Tenha a mão firme

É essencial ter firmeza na mão ao usar o delineador, sendo ele de qualquer textura ou tipo. Não dá para tremer! O ideal é escolher uma posição confortável para realizar a maquiagem procurando sentar e apoiar os cotovelos em uma superfície. Quanto ao uso do espelho, caso ele esteja posicionado a frente do rosto, o indicado é puxar levemente a pele do canto do olho para mantê-los fechado e, assim, conseguir enxergar o processo. Já o espelho colocado na altura do queixo ajuda a visualizar melhor o trabalho, pois, ao olhar para baixo, a pálpebra se fecha naturalmente, mas não totalmente.

:: Lição 4 – Treine, treine e treine

A melhor maneira para aprender a usar o delineador sem medo (e sem erro) é praticando a aplicação. Um delineado perfeito na primeira tentativa, mesmo lendo sobre o assunto ou assistindo tutoriais, é muito raro. Por sorte, existem vários ótimos truques para o momento do treino. Confira!

Cortar um pedaço pequeno de fita adesiva (2 a 3 cm) e, para não machucar a pele da região dos olhos, retirar um pouco a cola grudando-a uma ou duas vezes no dorso da mão. Com a fita na diagonal, apoiar uma ponta dela logo abaixo dos cílios inferiores, tomando cuidado para não grudar nos pelos, e alinhar a outra ponta com o final da sobrancelha. Assim, é possível formar um ângulo perfeito para o traço gatinho.

Ao invés de aplicar o delineado num traço contínuo, o ideal é fazer pequenos tracinhos sem colocar força no aplicador. É interessante também fazer alguns pontinhos em toda a extensão do desenho e depois, com um pincel, apenas ligá-los. Outra dica é fazer o primeiro traço com o lápis e finalizar com o delineador por cima.

Nunca puxar o canto externo da pálpebra com o dedo quando for construir o traço inicial do delineado, pois o formato do olho se modifica e é possível perder a noção do desenho.

:: Lição 5 – Passo-a-passo para o delineado gatinho

O segredo é começar o delineado pelo centro da pálpebra, aplicando o produto com o pincel deitado até o final do contorno externo do olho. Se a dica da fita adesiva for utilizada, o traço deve terminar nela. Esse traço inicial é fino e deve ser engrossado aplicando uma segunda camada de delineador.

Em seguida, usando a ponta do pincel, é preciso contornar o restante da pálpebra, do canto interno para centro, uniformizando o traço. A linha interna deve ser fininha, pois no delineado gatinho o traçado começa fino no canto interno e termina mais grosso no externo.

Agora é o momento de fazer o risco que vai definir o gatinho. Marque-o no canto externo do olho em direção a sobrancelha. O tamanho desse traço não é muito longo nem muito curto. Se estiver utilizando a fita adesiva, basta aplicar rente a ela.

Depois basta juntar o início do gatinho com o final do delineado de contorno, aplicando o pincel de fora para dentro.

Enquanto estiver aplicando o delineador, o ideal é sempre dar uma olhada no resultado para ir uniformizando o traço.

:: Lição 6 – Delineado esfumado

Para as mulheres que buscam praticidade ou não possuem tanta firmeza na mão, a solução pode estar no estilo esfumado de delineado. Possibilitando uma make rápida e sem grandes dores de cabeça, o processo para criar o traçado é bem simples: aplica-se o delineador em gel ou em creme com um pincel chanfrado pequeno e, logo em seguida, com um pincel mais fofinho, é só esfumar o delineador aplicando uma sombra marrom.

Depois de todas estas dicas, o próximo passo é muito treino e determinação para arrasar no delineado!
Beijo kenzetis!

2 thoughts on “O DELINEADO PERFEITO: 6 LIÇÕES PARA NÃO ERRAR MAIS NO TRAÇO

  1. Oi tudo bem, sua dicas são otimas vou tentar fazer pra ver
    se consigo.
    Fazer olho gatinho sem foi um desafio pra mim, você tem
    alguma outra dica sobre isso? Eu realmente me mato para
    fazer e nunca sai certo, to quase desistindo, mas eu acho tão
    lindo.:)

    1. Oi Manuu, muito obrigada pelo comentário viu?!
      Delineador é prática 100%. Mesmo que no começo saia tudo torto, quanto mais fizer mais vai sair certinho.
      Eu por exemplo sempre tive muita dificuldade em colar cílios, nunca deu certo. Até que eu teimei, estraguei alguns, mas não desisti.
      Hoje eu consigo colar! Um milagre rsrs
      Mas foi a prática!
      Você vai conseguir!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *